Comentário sobre a serié "GTA"

"Era" GTA

Grand Theft Auto pelo qual todos os seus fãs o tratam por “GTA”.
Para quem não sabe Grand Theft Auto significa “grande ladrão de carros” e é isso mesmo que nós fazemos quando estamos na pele da personagem principal, sentimo-nos livres fazendo tudo lá dentro o que não se pode fazer cá fora.

E este é o jogo que desde há 10 anos, arrasta adeptos em todo o mundo.
De 0 a 10 a nota perfeita para este estilo de jogo é 10, 10 anos de historia, 10 anos de plena evolução...
“Quem diria?”
Pois, não é preciso perguntar, o próprio jogo diz tudo, desde o seu primeiro capitulo até ao último.


Onde nasceu...
Esta série é criada pela Rockstar North (subsidiária da Rockstar Games) e distribuída pela Take-Two Interactive, tendo sido a sua primeira versão lançada, precisamente, em 1997. A partir daí foi sempre a juntar títulos, completando os 10 em 2006. A Rockstar North vive "basicamente"dos GTAs.
É tão realista que os seus criadores baseiam as cidades do jogos, nas grandes cidades conhecidas mundialmente, como é o caso de New York , Los Angeles, São Francisco, etc...

História:
O primeiro "arrasa-quarteirão"da Rockstar North.
Ninguém esperava que num futuro bem próximo ele se transformaria no jogo mais famoso do mundo.
Lançado para a Playstation em 1997, seguido de duas expansões:
Grand Theft Auto: London, 1969 (1999), um pacote de expansão do jogo original, que se passa em Londres, no ano de 1969.
Grand Theft Auto: London, 1961 (1999), este título lançado somente para PC, cujo enredo remeteria o jogador para oito anos antes do anterior e requer o jogo London 1969 instalado que, por sua vez, exige o GTA também instalado.

Grand Theft Auto II:
Foi lançado em 1999, para PC, PlayStation e Dreamcast. Esse jogo passaria-se no futuro (embora nunca se mencione no jogo uma data exata, o site oficial teria usado, em jornais fictícios, o ano 2013). Teve mudanças no sistema do crime organizado e jogabilidade expandida.

Estes jogos estão disponiveis para download, gratuitamente, (GTA I e II) no site www.rockstargames.com.
(Uma Prenda de Aniversário Oferecida pela Rock*)

Grand Theft Auto III
Foi lançado em 2001 para a PS2 seguindo-se para o PC e Xbox, este foi o primeiro jogo da série a sair para a PS2, e o primeiro da série em 3D. Mais tarde viriam a completar o catálogo dos GTA, para a PS2, os seguintes jogos: Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto: San Andreas, Grand Theft Auto: Liberty City Stories e Grand Theft Auto: Vice City Stories .
O GTA III foi o princípio da revolução estrutural do jogo, tanto a nível de jogabilidade, como a nível gráfico, sendo que a cidade de GTA III é Liberty City, e centra-se na sede de vingança, cuja personagem principal é Claude, um homem mudo que ganha a vida através do seu dom de atirador e piloto de carros.
Sempre viveu sozinho, até conhecer em San Fierro, no estado de San Andreas Catalina, uma latina perigosa, que sempre quis ganhar dinheiro fácil.
Lembra-se dela? (Rapariga rebelde que também dá nas orelhas do CJ no GTA:San Andreas).
Mas seguindo a história, Catalina e Claude que, após terem uma passagem em San Fierro, dirigem-se para a costa leste (Liberty City) à procura de dinheiro. Claude é traído pela Catalina e pelo seu amante Miguel, líder de Cartel Colombiano que fere o Claude num assalto ao banco. Ele acaba por sobreviver, mas é preso e por fim consegue escapar através de uma personagem chamada 8-Ball que o ajuda. Mais tarde coloca-o a trabalhar na Máfia Italiana, fazendo inimigos, e tenta-se vingar da Catalina e do seu Amante.

GTA: Vice City (2002)
Após GTA III, este é o segundo jogo da série em 3D que é passado nos anos 80.
"Vice City" foi baseada em Miami, Estados Unidos, pela sua paisagem e arquitectura, representando no jogo algumas regiões e bairros de Miami, como é o caso de Little Havana, Washington Beach, Ocean Drive e Downtown.
Dentro do seu conceito, a mafia volta a entrar. Tommy Vercetti, que é a personagem principal deste capitulo e por sua vez “mafioso”, que chega a Vice City com o objectivo de pagar as suas dividas a um italiano poderoso da cidade, Sonny Forelli, de maneira a livrar-se deste mundo criminoso.
Mas como típico mafioso, a transacção para pessoa honesta não é fácil, e arrasta-se novamente para o mundo do crime. Ao longo do enredo vai encontrar velhos conhecidos, uns ficando do seu lado, outros nem por isso...

O jogo trouxe uma inovação no que toca aos veículos.

Grand Theft Auto: San Andreas (2004):
Jogo que saiu em 2004 como exclusivo para a PS2, seguindo-se o PC (tendo, a sua versão, grande qualidade gráfica), e Xbox em Julho de 2005.
A história passa-se no fictício estado americano de San Andreas, formado pelas cidades de Los Santos (baseada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (baseada em Las Vegas), no ano de 1992. Os criadores do jogo esforçaram-se para trazer diversas peculiaridades da época.
O enredo passa-se em 1992, antes de GTA III e depois de GTA Vice City.
Sem dúvida o jogo mais polémico da série, e no fim saberemos porquê...
Local da Guerra: San Andreas, uma parte dela, especialmente em Los Santos cada bairro representa uma gang em que todos querem respeito.
CJ (Carl Jonhson) é a personagem principal, Chefe da Gang do seu Bairro, a Groove Street, que, após ter salvo o seu irmão da morte, foge para Liberty City, deixando o seu Bairro, voltando 5 anos depois, após saber que a sua mãe foi assassinada por inimigos.
Encontra a Groove Street um pouco destabilizada e procura então juntar forças, junto dos seus melhores amigos, Rayder e Big Smoke, que, mais tarde, descobre que não são bem seus amigos.
Tem sempre um grupo de polícias à perna que o acusam de um suposto homicídio contra um outro agente da lei.
CJ ao longo do jogo vai ter que percorrer todo o estado de San Andreas, fazendo alguns trabalhos sujos e chantagistas, propostos pelos polícias, conhece amigos, ganha respeito, trabalhos e dinheiro e apartir daí descobre os principais culpados, procedendo à punição!
O jogo é grande, versátil e resume-se às suas 150 missões!

Advance
Grand Theft Auto Advance (2004): Lançado para Game Boy Advance, é feito em 2D (bidimensional) lembrando bastante o primeiro jogo da série para PC (porém não é um port).
O jogo foi adaptado para as limitações de hardware do GBA. Como resultado, o jogo não tem vozes dos personagens e cenas animadas, além de não ter muitos diálogos dos pedestres.
Jogamos com Mike, um jovem criminoso que busca descobrir quem matou o seu amigo Vinnie.

Stories
Com as cidades dos jogos originais de Gta III e Vice City, “Stories”, foi lançado para a PS2 e PSP com pequenas alterações, em que todos os jogos da série se juntam num passado em que as personagens principais falam dele.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005):
A história passa-se em 1998 (três anos depois de GTA III) novamente em Liberty City só que desta vez com Toni Cipriani como personagem principal.
Vemos de perto o desenvolvimento da máfia italiana, onde Toni regressa a ela, após ter morto um grande amigo devido a negócios paralelos.
De volta à cidade, pretende ajustar contas...

Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006):
Passa-se em 1984, dois anos antes de Vice City e é o local onde decorre!
A personagem principal é Victor Lance, soldado da Marinha Norte Americana que, após perder o seu posto, entra numa grande confusão na cidade, devido ao desastrado do seu irmão Lance Vance, tendo assim que, em vez de de proteger a lei, praticar grande número de negócios ilegais contra ela, querendo-se vingar do exército.

O Geral do Jogo Define-se em Polémica:
Tudo o que não se deve fazer na nossa sociedade faz-se no GTA, onde nós podemos usar e abusar estupidamente da violência, da qual o jogo nos oferece grande quantidade de recursos para a utilizar de diversas formas. Podemos atropelar as pessoas, temos grande quantidade de armas, tacos, lança-chamas, granadas, basucas, tanks e muito mais.
Agora basta pegar em alguns destes recursos e pensar no que se pode fazer com eles.
E apesar de grandes polémicas, o jogo continua aí, mas em alguns países a sua classificação foi revista e noutros a sua venda foi proibida.


GTA: San Andreas e o seu “Hot Coffee”
Este jogo deu que falar e não foi pouco, até parece que passou na “revisão” estando algo um bocado sujeito a todo o tipo de pessoas, principalmente aos mais jovens.
Através de “Crackers”, foi descoberto um mini-jogo no jogo em que as personagens podiam interagir sexualmente. Na PS2, esse jogo podia ser desbloqueado através da Gameshark e no PC através de um patch executável.
Inicialmente, a Rock desmentiu, dizendo que se tratavam de alterações feitas graças a “hackers” que criaram um mod após a destribuição das cópias pelas cidades. Soa a uma desculpa desfarrapada não!?!
Apenas com códigos de GameShark se desbloqueava o mini-jogo, sem nenhuma modificação no código fonte original.
Após um processo judicial americano, a Rockstar North afirmou que o jogo estava lá com o código fonte de GTA: San Andreas, mas só que este estava bloqueado.
O jogo recebeu novas atribuições no que toca à idade, tendo sido remarcado para Adultos.
A partir de 2005, o jogo deixou de ter esse mini-jogo, ou seja, foi retirado. E para excluir completamente essa parte, existe um patch no site oficial que apaga o acesso a esse jogo.


Estamos em 2008, e todos nós queremos mas é que o “tal” jogo saia...
GTA IV, que era para ter saído em Outubro de 2007, foi adiado para o primeiro trimestre deste ano, nomeadamente para o mês de Abril.
Muitos perguntam o porquê deste jogo ser o “IV”, visto que o vice city, jogo lançado depois de GTA III é que deveria ter recebido esse nome. Segundo a Rockstar, deve-se ao facto de este jogo receber um novo motor gráfico, o que elevará a série, novamente, a outro patamar.

Grand Theft Auto IV
Segue-se agora GTA IV, cuja Rockstar lançou para a PS3, XBOX 360 e, mais tarde, para o PC.

O jogo passa-se em 2007, em Liberty City, só que totalmente igual a Nova York, no presente, e o personagem principal é Niko Bellic um imigrante do leste europeu (lembra muito o actor Jean Renno).
Para já, as informações são poucas, mas os trailers disponíveis no site mostram sem dúvida o estilo GTA, e a sua evolução gráfica.
Agora, só resta esperar!

Comentário feito por Alexandre sóstenes [Xandão]

Rede Clube:

0 comentários: